No Soyo, Zaire

Vandalizados cabos de transporte de energia eléctrica

Pelo menos, 5.000 metros de cabos de protecção contra descargas atmosféricas de 20 torres metálicas instaladas na linha de transporte de electricidade de média tensão nos bairros Kintambi (450 KV) e Fina Petróleos (60/15 KV), no Soyo, Zaire, foram roubados.

Vandalizados cabos de transporte de energia eléctrica
D.R.

Além dos cabos, revestidos de cobre, os autores, ainda não idenfificados, também escavaram as bases de betão que sustentam as torres eléctricas.

Esta situação, segundo o  chefe da divisão de exploração da rede eléctrica da região norte da Empresa Nacional de Electricidade (Ende), Henrique Muzangala, em declarações à Angop, poderá causar anomalias no fornecimento de energia eléctrica na localidade e a queda das torres, caso demore na reposição destes dispositivos.

O responsável assegurou que as estruturas centrais da empresa estão já informadas sobre esta situação e começaram a mobilizar meios técnicos e humanos no sentido de se reporem os cabos e melhorar as bases de suporte.

Henrique Muzangala apelou para a denúncia destes actos criminosos por parte da população, o principal destinatário destes serviços, assim como sugeriu o reforço do patrulhamento policial nesta zona.

De acordo ainda com o responsável, decorrem, desde o início da semana, trabalhos de manutenção preventiva e correctiva das linhas de transporte de média tensão.

Soyo tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, sendo que apenas 30 por cento beneficia de energia eléctrica fornecida pela rede nacional desde Dezembro de 2016.

O município recebe  54 MW, estando em aproveitamento apenas 34 MW.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS