Em Luanda, Malanje, Lunda-Sul, Bié e Huambo

Banco doa sangue e equipamentos

Banco doa sangue e equipamentos

O Instituto Nacional de Sangue (INS) recebeu, entre 2016 e 2018, um total de 4.552,11 litros de sangue do Banco Económico (BE), através de um projecto de responsabilidade social denominado ‘Gota a Gota’.

A doação mais recente ao INS ocorreu na passada semana, em que também recebeu do BE duas centrifugadoras de separação dos componentes, assim como vários equipamentos que foram igualmente doados a hospitais da Lunda-Sul, Malanje, Bié e Huambo.

As campanhas de recolha de sangue foram realizadas de acordo com os critérios “exigidos” pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para eventos de doação voluntaria, “garantindo total segurança, fiabilidade e rigor nos procedimentos”, destacou Katyana Mil-Homens, responsável da direcção de Responsabilidade Social do banco.

O sangue recolhido foi distribuído pelo INS às áreas de obstetrícia, acidentes, hemodialise e cirurgias cardíacas. A OMS recomenda que só podem ser doador de sangue os indivíduos com idade entre 18 e os 60 anos, com peso superior a 50 quilos. Os que tenham aplicado tatuagens há mais de um ano ou transfusão de sangue há mais de 10 anos podem também doar.

A organização exclui pessoas que apresentam comportamentos considerados de “risco” ou que sejam portadores de doenças crónicas ou infecto-contagiosas, mulheres gestantes ou que estejam a amamentar.

Outros artigos do autor