Epidemia na Nigéria

Febre de Lassa causa mais de 100 mortos

A epidemia de febre hemorrágica Lassa deixou 103 mortos desde o início do ano na Nigéria, avançaram as autoridades sanitárias, anunciando o primeiro caso confirmado em Lagos.

Febre de Lassa causa mais de 100 mortos
D.R.

 

"Nas primeiras sete semanas de 2020, foram identificados 103 mortos", indicou o Centro de Controlo de Doenças da Nigéria (NCDC), no último balanço publicado na quarta-feira.

O centro declarou que foram confirmadas 115 novas infecções na semana passada, elevando o total de casos para 586 em todo país.

As autoridades sanitárias de Lagos declararam terem diagnosticado um caso a 17 de Fevereiro, que está actualmente sob controlo num hospital.

Com mais de 20 milhões de habitantes, Lagos é a cidade mais populosa do país.

"Sessenta e três pessoas que estiveram em contacto com o paciente e que podem ter sido infectadas foram identificadas e são alvo de vigilância", indicou o governo no Twitter.

Endémica na Nigéria, a febre de Lassa pertence à família do vírus do Ébola e Marburg, embora seja menos letal.

A transmissão ocorre por meio das excreções de ratos, ou por contacto directo com os fluidos da pessoa doente. Uma vez deflagrada, a febre provoca hemorragias.

O número de casos costuma aumentar no início do ano, devido à temporada de seca.

No ano passado, a febre de Lassa matou cerca de 170 pessoas na Nigéria. Este ano, porém, o número de infectados declarados é maior.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS