Em Moçambique

Sociedade quer urgência no combate à desnutrição

A Plataforma da Sociedade Civil para o Movimento Expandindo a Nutrição em Moçambique pediu, esta quarta-feira, ao governo acções concretas no combate à desnutrição crónica, um problema que constitui “uma emergência nacional”.

Sociedade quer urgência no combate à desnutrição
D.R.

A desnutrição crónica em Moçambique é uma emergência nacional e constitui um problema de saúde pública, porque 43 por cento das crianças com idade entre zero e cinco anos enfrentam esse problema.

A assistente técnica da Plataforma Civil para o Movimento Expandido a Nutrição defendeu uma intervenção mais incisiva do Estado, quando falava em Maputo no lançamento da segunda fase da' Campanha de Advocacia Geração Nutrição'.

"Gostaríamos que este discurso [de combate à fome e à desnutrição] fosse materializado no actual Programa Quinquenal do Governo”, declarou Lígia Mutemba, acrescentando que a desnutrição crónica em Moçambique é uma emergência nacional e constitui um problema de saúde pública, porque 43 por cento das crianças com idade entre zero e cinco anos enfrentam esse problema".

Todo o país, está mal, no geral, nenhuma das nossas províncias está com menos de 20% de taxa de desnutrição crónica e isso constitui uma emergência nacional e um problema de saúde pública”, enfatizou.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável que a taxa de desnutrição crónica se situe abaixo de 20% para um país e uma emergência nacional acima de 39%. Quase metade das crianças moçambicanas não poderá atingir o seu pleno desenvolvimento cognitivo e físico e tem o futuro comprometido.

Citando dados oficiais, a assistente técnica da Plataforma da Sociedade Civil para o Movimento Expandindo a Nutrição em Moçambique assinalou que 60 por cento da população adulta moçambicana já foi afetada diretamente pela desnutrição crónica. Esse cenário, continuou, contribui para uma significativa perda no Produto Interno Bruto (PIB).

Lígia Manjate referiu que o fracasso na redução dos actuais níveis de desnutrição crónica vai impedir o país de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS