Em vários domínios

Angola e Alemanha reforçam cooperação

Angola e a Alemanha realizaram, terça-feira (28), em Berlim, a III Sessão da Comissão Bilateral, tendo em vista o reforço das relações de cooperação em vários domínios.

Angola e Alemanha reforçam cooperação
D.R.

 

A delegação angolana ao evento foi liderada pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Custódio Viera Lopes, e pela parte alemã pelo drector-geral dos Assuntos Políticos para África, América Latina e Médio Oriente, Philipp Ackermann.

Segundo uma nota a que a Angop teve acesso, foi analisada temas como a Política Externa e Segurança regionais, Consultas Económicas, Cultura, Educação e Ciência.

A Comissão Bilateral Angola-Alemanha, criada no âmbito da 'Declaração Comum de Intenções' e assinada a 8 de Julho 2011, é um plataforma de troca de opiniões de carácter geral, sobre temas bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, bem como, responsável pela avaliação do desenvolvimento da cooperação.

As partes deram sequência ao desenvolvimento das conversações bilaterais, mantidas principalmente desde a visita do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, a Berlim, em Agosto de 2018, assim como das visitas a Luanda da Comissão dos Assuntos Económicos do Bundestag alemã, em Fevereiro de 2019, e do Presidente do Conselho Federal em Julho de 2019.

A III Sessão da Comissão Bilateral, integrou além da Chefe de Missão Diplomática na Alemanha, altos funcionários dos Departamentos dos Ministérios das Relações Exteriores, Economia e Planeamento, Defesa Nacional, Saúde, Transportes e Finanças, que avaliaram as possibilidades de assinaturas de acordos e memorandos de entendimento, nos sectores em causa, por altura da visita Oficial a Angola de Angela Merkel, Chanceler da Alemanha, prevista para inicio de Fevereiro próximo.

Nesse sentido, prevê-se a assinatura de dois Acordos, um no domínio ensino superior e outro na aviação Civil, a questão da migração e facilitação de vistos para tratamento médico e turismo, também deverão merecer especial atenção.

A Alemanha pretende fomentar o aprendizado da sua língua em Angola, e para tal foram igualmente discutidos os mecanismos, para tornar o Instituto Goethe mais próximo dos interessados.

Angola e Alemanha estabeleceram relações diplomáticas em 1979.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS