Para travar migração ilegal

Angola e RDC acordam reforço da fiscalização fronteiriça

Os governos das Lunda-Norte (Angola) e da província do Kwango, da República Democrática do Congo, assinaram, esta quarta-feira, no Dundo, um acordo que visa intensificar o patrulhamento da fronteira comum, para mitigar a migração ilegal, contrabando de combustível e fuga ao fisco.

Angola e RDC acordam reforço da fiscalização fronteiriça
D.R.

 

A medida resulta de um encontro, no Dundo, entre o delegado provincial do Ministério do Interior, comissário Alfredo Lourenço 'Nilo', de Angola, e do ministro provincial do Interior, Segurança e Direitos Humanos, Munda Ngaand Tite, da RDC.

Segundo o comunicado final do encontro, as duas partes decidiram igualmente, registar os residentes ao longo da fronteira comum para a sua identificação e localização, com vista a uma melhor fiscalização e controlo dos que entram e saem nas duas províncias.

Foi também acordada a manutenção e construção de marcos fronteiriços, bem como a sensibilização das populações residentes ao longo das fronteiras para que cumpram as normas internacionais sobre a migração.

As partes acordaram igualmente promover um encontro de alto nível, ainda este mês,  no posto  fronteiriço  de Shamajamo (RDC), entre os governadores das duas províncias vizinhas, acto que irá simbolizar a abertura oficial dos mercados do Marco 28, que será uma mais-valia para as trocas comerciais.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS