Por um período de dois anos

'Tchizé dos Santos' afastada do Comité Central

O Bureau Político (BP) do MPLA aprovou, na quinta-feira, o afastamento de Welwitschia José dos Santos 'Tchizé dos Santos' do Comité Central do partido, conforme proposta da Comissão de Disciplina e Auditoria.

D.R.

 

No comunicado final da 4.ª Reunião Ordinária, o Bureau Político anuncia também a suspensão de Tchizé dos Santos por um período de 24 meses da situação de militante do MPLA, "por violação dos princípios básicos dos estatutos e do código de ética partidária".

A reunião, orientada pelo presidente do MPLA, João Lourenço, analisou, entre outros documentos, a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020, congratulando-se com as medidas de políticas previstas que apontam para a inversão da trajectória da recessão económica.

Os membros do Bureau Político do MPLA consideram que o OGE 2020 aponta também para “a consolidação fiscal e o reforço do sector produtivo não petrolífero, bem como a redução da dívida pública, a melhoria dos serviços de saúde e educação e de outras necessidades sociais”.

Na reunião do Bureau Político foi analisado também a vida interna do partido, com realce para a aprovação da agenda e do programa de trabalho da segunda sessão ordinária do Comité Central, a ter lugar a 29 deste mês, em Luanda.

O encontro debruçou-se ainda sobre a realização da conferência extraordinária do MPLA no Namibe e a cessação do mandato de Carlos da Rocha Cruz, do cargo de primeiro secretário do partido naquela província.

De igual modo, aprovou a indicação de Archer Mangueira para o cargo de primeiro secretário do MPLA no Namibe e de Carvalho da Costa para as funções de segundo secretário provincial do partido em Malanje, e anuiu a indicação de António Quino para o cargo de director do departamento de Informação e Propaganda do Comité Central do MPLA.

O Bureau Político é o organismo permanente da direcção do partido que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do partido.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS