Reconhecimento de mérito

PR condecora individualidades nacionais e estrangeiras

O Presidente da República, João Lourenço, reconheceu, na quinta-feira, em Luanda, o mérito de quem se dedicou à denúncia de casos suspeitos de corrupção.

PR condecora individualidades nacionais e estrangeiras
D.R.
Integrantes da selecção nacional de Andebol Feminino

O Chefe de Estado justificou o reconhecimento pelo "contributo dos agraciados à causa do engrandecimento de Angola".

O Presidente João Lourenço condecorou várias individualidades nacionais e estrangeiras, entre membros da sociedade civil, atletas, antigos combatentes e membros do governo, com as ordens de 'Independência do Primeiro Grau', 'Mérito Civil do Primeiro Grau' e com a 'Medalha de Bravura e do Mérito Civil de Primeira Classe'.

O Chefe de Estado, que presidiu à cerimónia por ocasião das celebrações do 44.° aniversário da Independência Nacional, justificou o reconhecimento pelo "contributo dos agraciados à causa do engrandecimento de Angola".

Augusto Lote (a título póstumo) e Noé da Silva Saúde foram os dois únicos nacionalistas e ex-presos políticos condecorados com a 'Ordem de Independência do Primeiro Grau'.

Entre os condecorados com a 'Ordem de Mérito Civil do Primeiro Grau', figuram Adjany da Silva, bióloga e premiada pelo National Geographic; Alcides Venivala Francisco, empreendedor que gerou mais de mil postos de trabalho, e Paula de Oliveira, mentora do projecto de prevenção de mordedura de serpentes.

Constam ainda entre os condecorados desta ordem os empresários Carlos Cunha, João Macedo e Rui Manuel dos Santos, bem como a escritora e académica Irene Guerra Marques e a cantora Maria de Lourdes Van-dúnem (a título póstumo).

O Estadista outorgou a 'Medalha de Bravura e Mérito Civil' à cantora Maria Clara Monteiro, ao artesão Sebastião Simba Miguel, ao médico italiano Paolo Parimbelli, aos empreendedores Cláudio Buta, e Cristóvão Warscheke, Domingos Vunge, Erickson Mvezi, Deolinda Bibiana, Domingas Cassanga, Verónica Segunda e Hermenegilda Chipuca.

A 'Ordem de Mérito Civil' foi extensiva aos integrantes das selecções nacionais de andebol sénior (feminino e masculino), pelas medalhas de ouro nos africanos de Rabat (Marrocos), de pesca desportiva, e pela medalha de bronze no campeonato do mundo, de Durban, África do Sul.

Com a mesma Ordem, o Presidente João Lourenço também condecorou os integrantes da selecção nacional de júnior de Vela Optimist, pela medalha de ouro no africano em Seychelles e a campeã africana júnior de Xadrez, Luzia Pires.

Também a título póstumo foi condecorado o académico e político Nfulupinga Landu Víctor, antigo líder do partido PDP-ANA falecido a 2 de Julho de 2004, com a Ordem de Mérito Civil.

Aristides Cateco “Kima Kienda” recebeu a Medalha de Mérito Militar de Primeira Classe.

No final da cerimónia de condecoração do jornalista Rafael Marques, entre várias individualidades, o Chefe de Estado admitiu que esse reconhecimento possa ter “leitura e reacções díspares, a julgar pelos estereótipos criados ao longo do tempo, quando a corrupção era encarada como algo normal”.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS