Dirigido a árbitros

Federação de Xadrez realiza seminário

A Federação Angolana de Xadrez (FAX) realiza, de 21 a 27 de Novembro, no hotel Mucinga Nzambi, em Viana, um seminário para árbitros da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Federação de Xadrez realiza seminário
D.R.

O encontro vai contar com a presença de um professor auxiliar angolano e o árbitro Fide de Portugal. O seminário pretende transmitir normas e títulos da FIDE e regulamentos para os títulos de árbitros.

Os cursos para ingresso na categoria Árbitro FIDE (FIDE Arbiter Seminar) são ministrados por árbitros internacionais que receberam o título de ‘Lecturer FIDE’. No mundo, há apenas três a falar português, dois brasileiros e um português.

As três categorias de xadrez

Árbitro Nacional de Xadrez (AN): qualquer árbitro que não faça parte do quadro oficial da FIDE, mas que esteja inserido no quadro de árbitros das federações nacionais filiadas.

Árbitro FIDE (AF): um dos títulos concedidos pela FIDE aos árbitros que são aprovados no ‘FIDE Arbiter Seminar’ e preenchem alguns requisitos formais. É a categoria de ingresso no quadro de arbitragem da FIDE.

Árbitro Internacional de Xadrez (AI): título máximo concedido pela FIDEaos árbitros que preenchem todos os requisitos formais, após a passagem pela categoria de Árbitro FIDE.

Actualmente, além de ser reconhecido em uma das três categorias pela FIDE, o árbitro precisa de estar activo e de ter o pagamento da quota em dia cobrado pela entidade internacional.

Outros artigos do autor