Anuncia embaixador Georges Chikoti

Angola prepara emissão de documentos no estrangeiro

A espera dos emigrantes angolanos tratar de documentos que os identifica como angolanos, nos países de acolhimento, tem uma "luz no fundo do túnel", com o anúncio da criação de condições para que esse processo se efective.

Angola prepara emissão de documentos no estrangeiro
D.R.

 

O embaixador de Angola na Bélgica, Luxemburgo e Junto da União Europeia, Georges Chikoti, confirmou esta intenção durante um encontro com a comunidade angolana no Grão Ducado do Luxemburgo.

No encontro, realizado segunda-feira, Georges Chikoti afirmou que o Executivo está a trabalhar para criar condições que permitam aos angolanos tratar dessa documentação nos países em que residem.

Neste processo, segundo o diplomata citado por uma nota de imprensa da embaixada de Angola, estão envolvidos os ministérios do Interior, da Justiça e dos Direitos Humanos e das Relações Exteriores.

Durante o encontro com a comunidade, foram levantadas, entre outras, questões ligadas à emissão do passaporte, bilhete de identidade e cédulas pessoais.

Georges Chikoti, que não adiantou datas, abordou também o voto dos angolanos na diáspora, que ainda não é exercido.

“O voto é uma reclamação legitima”, sublinhou o embaixador quando questionado pelos angolanos residentes no Luxemburgo, sobre o esse direito.

Os angolanos no Luxemburgo sugeriram a criação de um Sector Consular, naquele país em que residem quase mil angolanos.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS