Reforço da cooperação

Acreditados cinco embaixadores

O Presidente da República, João Lourenço, acreditou, esta quarta-feira, em Luanda, os novos embaixadores de Moçambique, Suécia, Bélgica, Zimbábue, e do Ruanda, respectivamente, Osvalda Joana, Ewa Polana, Josef Smete, Thando Madzvamuse, e Wellrs Gasmagera.

Acreditados cinco embaixadores
D.R.

 

O Chefe de Estado reafirmou, na cerimónia de acreditação, o ensejo de ver reforçadas as relações de cooperação com os cinco países.

Mestre em História Moderna, Línguas Orientais e Ciência da Comunicação, o embaixador da Bélgica apontou como prioridade a promoção da cooperação nos domínios portuário, mineiro e no ensino universitário.

O diplomata manifestou o apoio do seu país às reformas políticas e económicas em curso em Angola.

A chefe da missão sueca, Ewa Polana, diplomata há 22 anos, com passagem por Alemanha, México, indonésia, Timor, Qatar e Brasil, predispôs-se a ajudar Angola na luta contra a corrupção e na diversificação da economia.

A embaixadora anunciou o interesse do seu país em financiar a construção de um novo hospital em Luanda e fornecer tecnologia para a protecção ambiental e produção de energia.

Por sua vez, a embaixadora de Moçambique em Angola, Osvalda Joana, mestre em Ciências Jurídicas e ex-presidente da Federação das Mulheres de Carreira Jurídica, sublinhou o interesse de elevar as relações económicas entre os dois países.

“Depois da guerra, precisamos de desenvolver os dois países, consolidar a paz, crescer de braços dados, com investimentos empresariais recíprocos, assim como potenciar a presença de organismos regionais e internacionais”, rematou.

O novo embaixador do Zimbábue, Thando Madzvamuse, militar de carreira, já exerceu cargo de direcção no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional.

O chefe da missão diplomática do Ruanda já foi senador e perfeito de Kigali, além de ter trabalhado na embaixada ruandesa em Tripoli e Líbia.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS