Relatório divulgado na terça-feira

FMI prevê recessão de 0,3% em Angola este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento económico negativo de 0,3 por cento do PIB para Angola este ano, antecipando depois uma expansão de 1,2 por cento em 2020 e uma aceleração para 3,8 por cento em 2024.

FMI prevê recessão de 0,3% em Angola este ano
D.R.

De acordo com o relatório sobre as Perspectivas Económicas Mundiais, divulgado na terça-feira em Washington, os peritos do FMI afirmam que "a economia de Angola, por causa do declínio na produção petrolífera, deve contrair-se este ano e recuperar apenas moderadamente no próximo".

Para o conjunto da região da África subsariana, o Fundo prevê um crescimento de 3,2 por cento neste ano e de 3,6 por cento em 2020, "o que é ligeiramente mais baixo, em ambos os anos, do que o previsto no relatório de Abril".

Nas previsões, o Fundo antecipa que a inflação desça de 17,2 por cento este ano para 15 por cento em 2020 e que a balança corrente fique negativa em 2020, em 0,7 por cento do PIB, depois de registar um valor positivo de 0,9 por cento este ano.

O relatório 'World Economic Outlook', no original em inglês, não se debruça em pormenor sobre as economias africanas, oferecendo antes uma visão mais global da economia mundial.

A análise detalhada à África subsariana será lançada ainda esta semana, no âmbito dos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, que decorrem em Washington.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS