Governou o Zimbábue durante 37 anos

Morreu Robert Mugabe, aos 95 anos

Robert Mugabe, o primeiro presidente do Zimbábue depois da independência, morreu aos 95 anos. Esteve quase quatro décadas no poder, tendo sido obrigado a abandonar o cargo em 2017.

Morreu Robert Mugabe, aos 95 anos
D.R.
Robert Mugabe morre dois anos após renunciar ao cargo.

Os últimos anos no poder foram marcados por um complexo colapso financeiro, violenta repressão e intimidação bem como uma visceral luta interna pelo poder.

Robert Mugabe, o antigo presidente do Zimbábue, morreu aos 95 anos. Assumiu a chefia do país logo após a independência e esteve no poder, que exerceu com mão férrea, quase 40 anos.

A notícia foi dada pelo novo presidente, Emmerson Mnangagwa. Mugabe foi obrigado a resignar em 2017 na sequência de um golpe de estado militar, conta o 'The Guardian'.

Nos últimos meses, Robert Mugabe fez visitas frequentes a Singapura para receber cuidados médicos especializados, já que a sua saúde vinha a deteriorar-se bastante nos últimos tempos.

Em Novembro de 2018, Mnangagwa tinha avisado que Mugabe já não conseguia andar.

Morreu Robert Mugabe, aos 95 anos

Mugabe começou por ser um herói da luta africana pela independência mas, à semelhança de outros governantes, acabou por resvalar pelo caminho da tirania, corrupção e violência. Os últimos anos no poder foram marcados por um complexo colapso financeiro, violenta repressão e intimidação bem como uma visceral luta interna pelo poder.

Mnangagwa tomou o poder com o apoio dos militares num momento em que Grace, a mulher de Mugabe, se ia consolidando como a provável sucessora.

Contrariado, Robert Mugabe acabou por apresentar a demissão no seguimento das enormes manifestações populares que pediam o seu afastamento e das ameaças do exército. As notícias da sua deposição deram origem a uma onda de festejos e celebrações.

O presidente Mnangagwa escreveu no Twitter que é com “a maior tristeza” que anuncia “a morte do pai fundador do Zimbábue e antigo presidente”.

“Mugabe era um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e empoderamento do seu povo. A sua contribuição para a história da nossa nação e continente nunca será esquecida. Que a sua alma descanse em paz eterna”, concluiu.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS