No âmbito das autarquias locais

Angola conta com Portugal para criar polícia municipal

O Governo quer contar com a experiência de Portugal na transformação dos serviços de fiscalização municipal em Polícia Municipal, no âmbito das futuras autarquias locais, cujas primeiras eleições estão marcadas para 2020.

Angola conta com Portugal para criar polícia municipal
D.R.

Salvador José RodriguesSecretário de Estado do Interior

A criação de polícias municipais acontecerá de acordo com aquilo que for a vontade política das opções apresentadas.

O desejo desta cooperação com Portugal foi sublinhado, esta quinta-feira, pelo ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, quando procedia à abertura da II Conferência sobre as Autarquias Locais, que contou com a participação do comandante da Polícia Municipal de Lisboa, Paulo Jorge Caldas.

Segundo o governante, é objectivo do executivo começar, em breve, um processo de reestruturação dos serviços de fiscalização de modo a prepará-los para a transformação para Polícia Municipal, enquanto polícia administrativa afecta às autarquias locais.

Em declarações à imprensa, o comandante da Polícia Municipal de Lisboa, que, na apresentação do seu tema sobre ‘Desafios da Actividade de Polícia Municipal no Contexto de Transferência de Competências’, apresentou a experiência portuguesa, referiu que partilhou os dois regimes de polícias municipais, comportado por polícias municipais do regime comum e polícias municipais do regime especial.

"Há uma consagração constitucional angolana que permite a existência de polícias municipais, mas não existe ainda uma transferência dessa competência para os municípios, que é isso que se espera que venha a acontecer em breve", referiu.

Paulo Jorge Caldas salientou que no caso português, como na maior parte dos países da Europa, as competências dos polícias municipais são exclusivamente administrativas.

"As polícias municipais em Portugal não têm competência de investigação criminal, não são órgãos de polícia criminal, não se dedicam a matérias quer de investigação quer de segurança, ordem e tranquilidade pública, muito menos de reposição da ordem pública. Fiscalizam regulamentos municipais, quer seja do urbanismo, da higiene urbana, do trânsito, do estacionamento automóvel, mas não na área criminal", frisou.

Por sua vez, o secretário de Estado do Interior, Salvador José Rodrigues, disse que a Polícia em Angola actualmente é um comando único que atende nacionalmente as suas forças, salientando que ela deverá ajustar-se àquilo que for a vontade política, no que se refere à criação das polícias municipais.

"Não é uniforme em Portugal que todas as capitais de províncias tenham polícias municipais, priorizaram os grandes centros urbanos, as metrópoles, que são Lisboa e Porto, e aquelas que entenderam aderir, aderiram, e foi-se ajustando à realidade de cada uma das cidades ou dos municípios onde elas forem criadas", disse.

No caso de Angola, prosseguiu o secretário de Estado do Interior, a criação de polícias municipais acontecerá de acordo com aquilo que for a vontade política das opções apresentadas.

"E a polícia facilmente se adaptará, nós temos estado a trabalhar com Portugal já há uns anos, no que concerne às polícias municipais e não haverá dificuldade na adopção do modelo que se entender melhor para os municípios do país", realçou.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS