No Huambo

Hectares com calcário dolomítico vão ser corrigidos

Um total de 2.500 hectares de terras para a agricultura, distribuídos pelos 11 municípios do Huambo, Centro-sul de Angola, terá a acidez dos solos corrigida, usando calcário dolomítico, para aumentar os índices de produção agrícola, durante a campanha 2018/2019.

Hectares com calcário dolomítico vão ser corrigidos
D.R.
Governo quer aumentar a capacidade produtiva dos solos.

O director do Gabinete local da Agricultura, Abrantes Carlos, avançou, à Angop, que, neste momento, a região dispõe de 5.000 toneladas de calcário, adquiridas em Benguela, mas uma quantidade “muito aquém das exigências do sector agrícola”.

O responsável lembrou que, na passada campanha, as autoridades corrigiram apenas 300 hectares, dos 381 mil disponíveis para a agricultura, com aplicação de 600 toneladas de calcário, das 1.800 adquiridas.

Dados provisórios da campanha agrícola 2018-2019, cujos resultados definitivos deverão ser divulgados no final deste mês, indicam a colheita de um milhão, 222.271,23 toneladas de produtos diversos.

Sem avançar o número de famílias camponesas mobilizadas, Abrantes Carlos garantiu estarem criadas as condições para a aquisição do produto, fabricado no Bengo, Benguela, Kwanza-Sul e Huíla para, depois, ser distribuído aos camponeses, âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização ‘Mosap II’.

A ideia é aumentar a capacidade produtiva dos solos e, por via disso, aumentar os níveis de produção para garantir a segurança alimentar e recuperar a posição que esta região já ocupou de ‘celeiro de Angola’, através da aglutinação de todo o potencial agrícola.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS