Albina Guilhermina Luísa, administradora municipal do Kilamba Kiaxi

“O município tem muitos problemas para serem resolvidos”

A administradora municipal do Kilamba Kiaxi pretende uma governação participativa com todos os munícipes, porque “todos têm os mesmos problemas”. Ao NG, Albina Guilhermina Luís confessa-se preocupada com aumento da delinquência juvenil e de lixo nos principais bairros.

“O município tem muitos problemas para serem resolvidos”
Santos Samuesseca
Albina Luísa garante que vai ter governação participativa.

A administradora municipal assegura, para os próximos seis meses, que muitos projectos vão ser implementados. Na área ligada à juventude e desportos, há cinco multiusos em construção, com dois em fase de acabamento.

Com uma população estimada em mais de 1.500 habitantes, Kilamba Kiaxi vive com graves problemas de saneamento básico e de falta de água. A falta de recolha de lixo causada pelo difícil acesso das empresas prestadoras e a falta de chafarizes comunitários são as razões apontadas pela administradora municipal.

Em declarações ao NG, Albina Guilhermina Luís garante que vai ter uma governação participativa com todos os munícipes e outros parceiros da circunscrição para encontrar soluções conjuntas. Apesar disso, detecta algumas melhorias, mas reconhece “haver muito trabalho para fazer no saneamento básico, educação, saúde, estradas e na segurança pública”. “Todos unidos, podemos fazer melhor”, afirma, recordando que todos os municípios de Luanda têm o mesmo problema.

O Programa de Investimentos Públicos, para este ano, prevê construir no Kilamba Kiaxi mais cinco escolas, mas não tem sido cumprido por falta de dinheiro. O município conta com 384 instituições de ensino, das quais 35 públicas. Existem bairros sem escolas do ensino público, como no ‘28 de Agosto’ ena Terra Vermelha em que a maioria dos habitantes é de baixa renda.

CAMPOS EM CONSTRUÇÃO

A administradora municipal assegura, para os próximos seis meses, que muitos projectos vão ser implementados. Na área ligada à juventude e desportos, há cinco multiusos em construção, com dois em fase de acabamento. E outros que Guilhermina Luís não quer, para já, avançar, ligados às questões sociais.

Sem citar nomes, a responsável sublinha existirem outros, mas que, no devido momento, vai enumerar outros projectos sociais, desportivo e culturais para que a juventude se sinta inserida na vida social do município.

A actual administradora é formada em engenharia química e já foi directora administrativa da empresa de produção de cimento Cimangola.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS