Tanzânia

Presidente pede para as mulheres terem mais filhos

O presidente da Tanzânia, John Magufuli, pediu às mulheres do país que tenham mais filhos como uma maneira de ajudar a impulsionar a economia para uma potência regional, noticiou site Africanews.

Presidente pede para as mulheres terem mais filhos
D.R.
John Magufuli

John MagufuliPresidente da Tanzânia

Quando você tem uma grande população, você constrói a economia. É por isso que a economia da China é tão grande.

“Quando você tem uma grande população, você constrói a economia. É por isso que a economia da China é tão grande ”, disse Magufuli na terça-feira, citando a Índia e a Nigéria como outros exemplos de países que ganharam com um dividendo demográfico.

“Eu sei que aqueles que gostam de bloquear os ovários vão reclamar das minhas observações. Liberte os seus ovários, deixe-os bloquear os deles”, referiu numa reunião na sua cidade natal de Chato.

Desde que assumiu o cargo em 2015, Magufuli lançou uma campanha de industrialização que ajudou a impulsionar o crescimento económico, que tem uma média de 6 a sete por cento ao ano nos últimos anos.

Ao mesmo tempo, a nação do leste da África, com 55 milhões de habitantes, já possui uma das maiores taxas de natalidade do mundo – cerca de cinco filhos por mulher.

Dados do fundo da população da ONU mostram que a população da Tanzânia está a crescer cerca de 2,7 por cento ao ano, enquanto a maioria dos hospitais públicos e escolas está superlotada e muitos jovens carecem de emprego.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) diz que cerca de um terço das mulheres casadas na Tanzânia usam contraceptivos, mas Magufuli criticou programas de planeamento familiar apoiados pelo Ocidente implementados pelo Ministério da Saúde.
No ano passado, Magufuli disse que conter a taxa de natalidade era "para aqueles com preguiça de cuidar dos filhos", e o Ministério da Saúde impediu a transmissão de anúncios de planeamento familiar por um projecto financiado pelos EUA.

Enquanto a taxa de pobreza na Tanzânia, pessoas que vivem com menos de um dólar por dia, caiu para cerca de 26 por cento a partir de 2016, o número absoluto de cidadãos pobres não foi devido à alta taxa de crescimento populacional, segundo o Banco Mundial.

Críticas a Magufuli

Líderes da oposição na Tanzânia criticaram a postura de Magufuli, dizendo que o rápido crescimento populacional do país já é uma bomba-relógio, e comentários desaprovadores vêm à tona nas redes sociais.

"Como uma mulher moderna, não posso acreditar nisso... especialmente vindo dele (o presidente)", disse um usuário do Twitter.

Outros disseram que era simplesmente uma má economia para Magufuli instar os tanzanianos a terem mais bebés.

"O alto crescimento populacional na Tanzânia significa maiores níveis de pobreza e desigualdade de renda", disse um activista de direitos baseado em Dar es Salaam, que pediu para não ser identificado para evitar possíveis repercussões da revisão do governo sobre o registo de organizações não-governamentais.

“Os ovários das mulheres nunca devem ser usados como ferramenta para buscar prosperidade económica”, frisou.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS