Na 12.ª Cimeira EUA – África

Angola explora oportunidades de negócios

Angola participa, a partir de hoje (18), na 12.ª Cimeira Estados Unidos da América – África, que vai decorrer até 21 deste mês, em Maputo, Moçambique, com uma delegação encabeçada pelo ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior.

Angola explora oportunidades de negócios
D.R.
Joffre Van-Dúnem Júnior, ministro do Comércio

A delegação angolana considera oportuna a realização do evento, no âmbito da diplomacia económica que o Executivo está a desenvolver.

Sob o lema ‘Avançando uma Resiliente e Sustentável Parceria EUA-África’, a cimeira é uma iniciativa do Conselho Empresarial para África (CCA) em parceria com o governo de Moçambique e vai reunir líderes empresariais e governamentais.

O fórum serve  de plataforma para representantes do sector privado e de governos dos EUA e de países africanos, para participar em sectores-chave, como o agro-negócio, energia, saúde, infra-estrutura, facilitação do comércio, TIC e finanças.

Explorar novas oportunidades de negócios e conhecer potenciais parceiros, defender as políticas efectivas de comércio e investimento entre EUA e África, constam igualmente dos objectivos do encontro.

A delegação angolana considera oportuna a realização do evento, no âmbito da diplomacia económica que o Executivo está a desenvolver, tendo em conta as iniciativas para o fomento das exportações e o desenvolvimento de acções tendentes à melhoria do ambiente de negócio, para que atraia o Investimento Directo Estrangeiro (IDE). 

Integram  também  a delegação  angolana  o secretário de  Estado da Indústria, Ivan do  Prado, da Agricultura, Carlos Bittencourt e técnicos de departamentos  ministeriais, da Aipex e empresários  nacionais.

A expectativa em torno desta edição do fórum é congregar mais de 1.500 participantes de todo o continente, dos sectores públicos, privados e da sociedade civil.

A Cimeira Estados Unidos da América-África é uma reunião de cúpula multilateral, iniciada em 2014, em Washington,  Estados Unidos, com a participação de diversos líderes, entre chefes de Estado e de governo de 50 países africanos.

A cooperação nas áreas de comércio, investimento internacional e segurança no continente berço foi o tema da abertura  desta  iniciativa, em 2014.

A Cimeira, em que Angola esteve presente, foi considerada um dos maiores eventos diplomáticos realizados durante a Administração do Presidente Barack Obama.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS