Para projectos económicos e sociais

ONU disponibiliza 284 milhões de dólares

As Nações Unidas disponibilizaram 284 milhões de dólares para financiar projectos económicos e sociais em Angola, no quadro da cooperação para o desenvolvimento sustentável 2020-2022.

ONU disponibiliza 284 milhões de dólares
D.R.

A parceria visa o incremento da capacidade produtiva das Pequenas e Medias Empresas e cooperativas com uma ligação nos objectivos e políticas contidas no Prodesi.

De acordo com o coordenador das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, a relação com parceiros bilaterais vai permitir que, durante os três anos, se possam mobilizar outros 50 por cento deste valor, para o financiamento de projectos ligados às metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2020-2030.

O responsável, que falava ontem à imprensa no final da reunião de apresentação das prioridades, no quadro da cooperação entre Angola e as Nações Unidas, considerou o financiamento “elemento principal para a erradicação da pobreza, fome, melhoria no sector da saúde, educação, transformação económica”, entre outras acções.

Referiu que, no encontro entre as Nações Unidas, Ministério da Economia e Planeamento, e parceiros sociais, realizado em Março último, se estabeleceram como prioridades, a transformação económica e social, meio ambiente e resiliência da população vulnerável, adolescentes, jovens e emponderamento da mulher e democracia e estabilidade.

Além do financiamento, considerou importante o trabalho que as 18 agências das Nações Unidas vão desenvolver em Angola, visando o fortalecimento das instituições nacionais e a criação de capacidades nacionais.

Em relação à parceria entre Angola e as Nações Unidas, garantiu haver progresso nos projectos sociais (educação e saúde), mas, ainda assim, considerou importante a melhoria das capacidades para atingir o bem-estar social.

Por sua vez, o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, afirmou que, no quadro da cooperação entre ONU e Angola para o desenvolvimento  sustentável 2020-2030, o Governo procura, através de políticas e projectos concretos de intervenção, amenizar os efeitos da crise económica, financeira e social que o país vive.

Explicou que o apoio que o  Programa do Sistema das Nações Unidas vai concentrar-se na promoção de parcerias para apoiar a graduação de Angola dos Países Menos Avançado (PMA) até Fevereiro de 2021, no fortalecimento das instituições nacionais para alcançar a diversificação económica.

A parceria visa, igualmente, o incremento da capacidade produtiva das Pequenas e Medias Empresas e cooperativas com uma ligação nos objectivos e políticas contidas no Prodesi, entre outras medidas.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS