Terceiro encontro nacional

Autoridades tradicionais reúnem-se em Luanda

As autoridades tradicionais vão reunir-se, entre os dias 18 e 19 deste mês, em Luanda, no III Encontro Nacional sob o lema ‘As Autoridades Tradicionais Face ao Estado Moderno no Fortalecimento da Democracia’.

Autoridades tradicionais reúnem-se em Luanda
D.R.

O certame, que é uma promoção do Ministério da Cultura, surge da necessidade da criação de um espaço amplo de intercâmbio e de discussão, de dois em dois anos, sobre as autoridades tradicionais, o seu papel e função, bem como o seu contributo para a moralização das comunidades e para a promoção, preservação e divulgação da cultura angolana.

Segundo uma nota do Ministério da Cultura, a ideia é promover uma reflexão sobre o lugar e o papel das autoridades tradicionais na promoção do empreendedorismo comunitário e nos processos de liderança comunitária e de autarquias locais.

O encontro visa também discutir e apresentar subsídios à Proposta de Lei das Autoridades Tradicionais e abordar os critérios de sucessão e de legitimidade das Autoridades Tradicionais.

O evento prevê juntar autoridades tradicionais com as diferentes individualidades, entre investigadores nacionais e internacionais ligados à antropologia e demais áreas afins, permitindo um diálogo entre todos os intervenientes.