No encontro com a JMPLA

Boavida Neto jura fidelidade à liderança do partido

Álvaro de Boavida Neto assegurou, durante a VI reunião do Comité Nacional da JMPLA, em Luanda, que ser secretário-geral do MPLA “não o coloca numa posição de submissão intelectual e muito menos expõe a sua consciência ao mercantilismo” .

Boavida Neto jura fidelidade à liderança do partido
Mário Mujetes
Reunião do Comité Nacional da JMPLA

Álvaro de Boavida Neto assegurou, durante a VI reunião do Comité Nacional da JMPLA, em Luanda, que ser secretário-geral do MPLA “não o coloca numa posição de submissão intelectual e muito menos expõe a sua consciência ao mercantilismo” e garantiu ter “princípios e valores que não são negociáveis na vida”. “Advogo o princípio de obediência a Deus, à Pátria, ao MPLA e ao seu presidente. E subscrevo no dia-a-dia a liberdade, a lealdade, a honestidade, firmeza de carácter e avivamento da militância e de camaradagem”, defendeu, sustentando que “não sabe ser diferente”.

Recentemente, Boavida Neto deu uma entrevista, manifestando apoio e solidariedade com o anterior líder, José Eduardo dos Santos, divergindo com as posições tomadas pela actual direcção do partido. Logo a seguir à entrevista, o MPLA marcou a realização de um congresso extraordinário que alguns analistas entendem que irá servir para substituir o actual secretário-geral.

Álvaro de Boavida Neto desafiou os jovens militantes a participarem “activamente” no próximo congresso do partido, demonstrando um “inequívoco apoio à direcção e ao seu líder. “Só temos de fazer diferente e melhor, sem esquecer que o destino final é e será o nosso povo”, apelou, sublinhando que a JMPLA vive hoje como uma “familia solidária que se transformou numa escola da vida”.

O Comité Nacional da JMPLA, que esteve reunido na semana passada em Luanda, anuiu, segundo os estatutos do partido, que o segundo Secretário Nacional da organização, Boaventura Chitapa, deve condizir interinamnete os destinos da JMPLA até a realização do 8º. Congresso marcado para Outubro, que vai eleger o novo secretário nacional. Luther Rescova deixa a liderança da organização, por incompatibilidade do cargo de governador e, dentro de dias, pode tomar posse como novo secretário provincial do partido em substituição de Adriano Mendes de Carvalho.

 

 

Outros artigos do autor