O centro de fabrico já foi construído, em Luanda

Carros vão ter novo modelo de matrículas

A entrada em vigor da nova placa de matrículas para viaturas, 
segundo a Polícia Nacional, está para breve, em substituição do modelo actual, considerado “inseguro” e que facilita a duplicação

Carros vão ter novo modelo de matrículas
Domingos Satchitela,

Domingos Satchitela, inspector-chefe

Vamos ter vários pontos para o procedimento da troca, pois nós queremos, com esta campanha, detectar o maior número de carros roubados.

Angola vai ter brevemente um novo modelo de matrículas de viaturas, em substituição do modelo actual considerado pela Polícia Nacional (PN) como sendo “inseguro”, permite a “falsificação e duplicação, o que, muitas vezes, resulta em elevadas perdas fiscais e quebra na segurança pública”, avançou, no Facebook, o chefe do departamento de Telecomunicações e Informática da Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNTV) inspector-chefe Domingos Satchitela.

De acordo com a PN, os dados das viaturas com matrículas validas, actualmente, estão registados em formato electrónico em Luanda e, em outros centros, em livros, mas está em curso um processo de digitalização de todos os dados das viaturas numa base de dados central.

Esse novo dispositivo “irá suprir o défice que havia”, pois passa, a partir de agora, a apresentar elementos de segurança, como a identificação da placa e outros. “Em caso de acidente, o automobilista deve comunicar à DNVT que teve um acidente e as autoridades é que vão, por sua vez, enviar a informação ao centro para poder fabricar a chapa. Isso para diminuir o índice de clonagem e falsificações”, exemplificou.

O primeiro centro de matrícula já está construído, faltando apenas o apetrechamento. “Vamos ter vários pontos para o procedimento da troca, no qual todos os veículos vão passar por uma inspecção, pois nós queremos, com esta campanha, detectar o maior número de carros roubados”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros artigos do autor