Jardim do Livro Infantil

Plágio anula prémio literário edição 2020

O Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC) anunciou, nesta terça-feira, a anulação do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil 2020, por detectar plágio na obra vencedora 'A Kandengue do Golungo e o livro que não tinha fim', de Cirineu André Francisco.

Plágio anula prémio literário edição 2020
D.R.

 

O autor, segundo uma nota do INICC, plagiou a obra 'O livro que não tinha fim”, de autoria da brasileira Sandra Aymone, editada em 2015.

“A obra constitui uma cópia integral do livro original. Trata-se de um plágio grosseiro, falta de honestidade intelectual e tentativa de burla do concorrente”, lê-se no documento, que adianta que se decidiu retirar o prémio ao autor da obra submetida a concurso.

O regulamento do prémio determina que as obras concorrentes devem ser originais, inéditas e criação própria dos autores.

O prémio é um evento anual que se realiza em homenagem aos precursores da literatura infantil angolana e visa incentivar a criação literária infanto-juvenil, bem como promover o surgimento de novos autores e obras neste domínio.

O prémio constitui uma homenagem aos precursores da literatura infantil angolana e tem um valor pecuniário de 500 mil kwanzas.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS