José Manuel Pedrinho ʿPedritoʾ, músico e compositor

“Os convites não aparecem para estar em palco”

Afastado algum tempo dos palcos, o autor da música ‘Avô Beiaʾ e ʿRealidadeʾ revela que não tem recebido convites para ‘shows’ . No entanto, admite gostar de cantar em ambientes restritos com centros culturais e salas de cinema e não em multidões por causa da confusão.

“Os convites não aparecem para estar em palco”
Santos Samuesseca
Pedrito, músico e compositor

O autor de ʿSenhor director, Desespero e Realidadeʾ que fez e continua a fazer sucessos em várias pistas de dança é apenas convidado para pequenas festas, mas reconhece ter saudades do palco.

O cantor e compositor ‘Pedrito’, de 65 anos, apesar de afastado dos palcos, não tem uma vida artística diária e ainda desempenha outras ocupações profissionais. Em entrevista ao NG, culpa os organizadores de ‘shows’ pelo seu afastamento, por faltarem convites. O autor de ʿSenhor director, Desespero e Realidadeʾ que fez e continua a fazer sucessos em várias pistas de dança é apenas convidado para pequenas festas, mas reconhece ter saudades do palco.

‘Pedrito’ confessa detestar espetáculos, do tipo maratonas, e também entende por que a sua música não é bem passada ou apreciada nestes locais. “As pessoas ouvem mais barulho do que a mensagem do cantor”, lamenta. Prefere actuar em ambientes mais restritos, como salas de cinemas, centros recreativos e culturais, onde não existe “euforia exagerada”.

Quanto ao choque da antiga e nova geração de músicos, Pedrito reconhece “não dar importância”, alegando que, quando começou a cantar, não foi à procura um ‘mais velho’ para beber ‘experiencia e parceria’.

Aconselha a quem tem um dom natural para a música, que o mostre em espectáculos, “sem precisar de um empurrão de ‘mais velho’, ou de encontros e ‘workshops’”.

Sem entrar em definições sobre a qualidade musical, Pedrito garante gostar de todo o ritmo musical “desde que seja bem feito e harmoniosamente gostoso2.

TRAJECTORIA E PREMIOS

Filho de Sebastião Manuel e de Beatriz Adão, José Manuel Pedrinho ‘Pedrito’ nasceu na sanzala de Jingongo, Icolo e Bengo, a 1 de Outubro de 1954 e teve a estreia musical no Ngola Cine, a 24 de

Dezembro de 1969, numa das sessões do dia do trabalhador, com o acompanhamento do agrupamento Ngola Jazz. Entre 1971 e 1976, lançou os singles ‘Mãe Kuebi’ e ‘Comandante Jika’. Realizou a sua primeira digressão artística internacional em 1982, por seis países da Europa com o grupo ‘Jovens do Prenda’. Foi vencedor do concurso ‘Top dos Mais Queridos’, da Rádio Nacional de Angola, em três edições, em 1982, 1984 e 1986. Ficou, por duas ocasiões, em segundo lugar.

Gravou quatro discos: Aleluia, o primeiro CD da sua carreira (1994) inclui as canções: ‘Nga Kinga’, ‘Aleluia’ ‘Vaso quebrado’, ‘Nzala ya Tula’ e ‘Mulher Mumuíla’. Em 2003, lançou o ‘Avó Beia’, produzido e editado em Angola. Seguiu-se ‘Mensagens de amor’, em Dezembro de 2008, e, em 2015, lançou ‘Romantismo e fé. Nas comemorações dos 40 anos de carreira, realizou um grande espectáculo na Casa 70. Produziu ainda álbum ‘Best Of’, em que juntou as músicas que marcaram a carreira. Em 2014, realizou um concerto no hotel Royal Plaza, no Talatona, enquadrado em mais uma edição do Show do Mês.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS