CULTURA

Morreu guitarrista Zé Mweleputo  

O guitarrista Zé Mweleputo, do agrupamento musical Jovens do Prenda, morreu nesta terça-feira, em Luanda.

Morreu guitarrista Zé Mweleputo   
D.R.

Segundo fonte familiar, que confirmou a informação à ANGOP, o guitarrista solo foi encontrado morto, esta manhã, na sua residência, no Bairro Fundo de Belas, município de Belas, estando neste momento por apurar as causas deste infausto acontecimento.

Zé Mweleputo está nos Jovens do Prenda há mais de 20 anos, isto é, desde 1994.  

Historial dos Jovens do Prenda

Os Jovens do Prenda surgem em 1968 com a designação Jovens do Catambor, passando ainda nesse mesmo ano a chamarem-se Jovens da Maianga e, finalmente em 1969, passam a ter a designação actual.

O nome surge a conselho de Manguxi, um empresário do Sambizanga que era proprietário do Salão Braguês e alugava aparelhagens, que sugeriu que o grupo tivesse a denominação do bairro de onde são provenientes”, dai o nome Os Jovens do Prenda, já que o grupo era originário deste histórico de bairro Luanda.

A formação de Os Jovens do Catambor já possuía um leque impressionante de músicos onde se destacavam nomes como Manuelito Maventa, (viola solo), Zeca Kaquarta, (tambor), Napoleão, (puita) e Juca, (dikanza). José Keno, o guitarrista emblemático dos Jovens do Prenda, entrou para o grupo, vindo dos Sembas, com a sua entrada, fica completa, em 1969, a primeira formação de Os Jovens do Prenda, com José Keno (viola solo), Zé Gama (baixo), Luís Neto (voz), Kangongo (tambor baixo) e Chico Montenegro (tambor solo).

O grupo tem sofrido, muitas cisões e abandonos, levando a que Luís Neto, um dos elementos do grupo, afirmasse: “As pessoas nascem e crescem e cada um vai para onde mais lhe agrada. Os Jovens do Prenda não são só música, é uma verdadeira escola…”

Renascimento

Após um período de ausência (1974 a 1981), os Jovens do Prenda voltam a aparecer no panorama musical angolano, gravando o seu primeiro álbum "Música de Angola, Jovens do Prenda", posteriormente reeditado como "Mutidi". Nele participaram Zé Keno (viola solo e voz), Alfredo Henrique (viola ritmo), Carlos Timóteo (baixo), Avelino Mambo (bateria), Zecax (voz), Massy (saxafone), Fausto (trompete), Verrynácio (tumbas), Chico Montenegro (bongós e voz), Luís Neto (Dikanza) e Gaby Monteiro (percussão e voz).

O segundo álbum "Samba-Samba" é lançado em 1992, levando posteriormente à saída de um dos seus músicos mais emblemáticos, Gaby Monteiro, passando o grupo a ter na formação Manuel Prudente Ramos Neto "Joca", (viola solo), Carlos Timóteo "Calily", (baixo), Zé Luís (viola ritmo), Charles Mbuia (contra solo), Manuel Vicente (tumbas), Patrício Smoke (bateria), Luís Neto e Chico Montenegro (vozes), Conceição Alves Alberto (trompete) e Luís Massy (saxofone).O grupo sofreu posteriormente imensas remodelações, mas tem-se sempre mantido activo até à actualidade.

Discografia

O grupo tem vários Singles da década de 1970. Da década 80 para 2000 os Jovens do Prenda publicaram discos como Mutidi, (1982, IEFE, Discos, Intercontinental Fonográfica, Lda), Samba-Samba, (1992, Endipu-UEE, Empresa Nacional do Disco e Publicações) e Kudicola Kwetu, (2003).

Outros artigos do autor