Durante o 14.º conselho consultivo do MCS

Ministro exige “cuidado e rigor” no tratamento da informação

Rigor no tratamento da informação que se divulga à sociedade é, de entre outras, uma das recomendações às quais Nuno Caldas Albino, ministro da Comunicação Social, exige maior atenção por parte dos órgãos de comunicação social.

Ministro exige “cuidado e rigor” no tratamento da informação
Mário Mujetes

A comunicação social não só joga um papel fundamental, como tem também um papel transcendental na educação, formação e instrução do homem novo, promovendo os laços de solidariedade e identidade de cada cidadão nacional.

De acordo com o dirigente, que procedeu esta quarta-feira em Icolo e Bengo, Luanda, à abertura do 14.º conselho consultivo do Ministério da Comunicação Social (MCS), a actividade jornalística “não deve ser baseada em mensagens com fins maculados e na falsidade” e, embora admita haver ainda um longo caminho a percorrer, acredita que exista “uma maior abertura na produção da informação pública, o que tem propiciado, cada vez mais, o exercício da liberdade de informação e de expressão”.

Este novo ‘cenário’, afirmou Nuno Caldas Albino, eleva as responsabilidades dos media e, dado o papel fundamental na vida dos cidadãos, reiterou a atenção para os cuidados com o tipo de informação, “com vista à criação de espaços de comunicação, interacção e o reforço dos laços no seio dos angolanos”.

“A comunicação social não só joga um papel fundamental, como tem também um papel transcendental na educação, formação e instrução do homem novo, promovendo os laços de solidariedade e identidade de cada cidadão nacional”, reforçou, sublinhando que tais factores vão contribuir para a afirmação da cidadania e a construção de um projecto comum de nação, que “deve sempre unir e nunca desunir”.

O redimensionamento da política de informação, reconhecimento e valorização dos jornalistas e outros profissionais do sector, implementação do programa de remodelação, modernização tecnológica e o alargamento das infra-estruturas das empresas são alguns dos desafios elencados pelo governante que espera ver resolvidos em breve.

O 14.º conselho consultivo do MCS, que termina amanhã, quinta-feira (13), decorre sob o lema ‘Comunicação Social ao serviço da cidadania e da democracia’, contou com a participação de directores nacionais e provinciais dos gabinetes de comunicação institucional, adidos de imprensa em missões diplomáticas no estrangeiro e outros responsáveis do sector.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS