Responsável prevê elevação da qualidade

Ensino pré-escolar deve adequar-se à realidade dos municípios

As políticas de ensino pré-escolar em Angola devem estar adequadas à realidade de cada município, no âmbito da transferência de competências e descentralização administrativa na Educação, por ser crucial para o desenvolvimento integral da criança.

Ensino pré-escolar deve adequar-se à realidade dos municípios
D.R.

Lúcia PascoalChefe do departamento de Estatística do Ministério da Educação

Esta adequação vai permitir a promoção da educação de qualidade e proporcionar a elas habilidades ao longo da vida, na medida em que o ensino pré-escolar constitui um factor chave para de sucesso no futuro das crianças e no processo da sua afirmação na sociedade.

Segundo a chefe do departamento de Estatística do Ministério da Educação, Lúcia Pascoal, esta adequação vai permitir a promoção da educação de qualidade e proporcionar a elas habilidades ao longo da vida, na medida em que o ensino pré-escolar constitui um factor chave para de sucesso no futuro das crianças e no processo da sua afirmação na sociedade.

À margem da VIII sessão ordinária do governo do Huambo, orientado pela governadora Joana Lina. Lúcia Pascoal realçou que as políticas de implementação de primeira infância, por ser o subsistema em que as crianças aprendem as bases para a vida futura, devem ser encaradas com muita responsabilidade, por parte dos administradores.

Por isso, a responsável avançou que o Ministério da Educação está empenhado na realização de encontros de auscultação aos administradores municipais, sobre o grau de implementação das competências transferidas pelo Med, assim como os constrangimentos desse processo e as propostas em termos de melhoria da qualidade do sistema de ensino e aprendizagem, no domínio pré-escolar e primário.

Este processo, referiu, inclui ainda o diagnóstico do sector, a nível dos municípios, de modo a elevar a qualidade do sistema docente/educativo, através da manutenção e construção  das infra-estruturas do ensino primário, alargamento da extensão da rede escolar, controlo da gestão dos centros infantis e das creches. 

Nesta vertente, enfatizou que a educação pré-escolar deve ser da responsabilidade do Med, conforme a Lei do Sistema de Educação e Ensino, porém ainda existe um distanciamento muito grande das administrações municipais neste domínio, devido à insuficiência de  falta de informações estatísticas que têm apresentado ao ministério.

O sector da Educação no Huambo conta com 1.218 escolas públicas, sendo 1.096 do ensino primário, 93 do primeiro ciclo, 18 do segundo, sete de formação de professores e quatro do ensino técnico-profissional, frequentadas por 915.817 alunos.

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