Huíla

Detidos supostos vendedores de carne de burro

Duas pessoas foram detidas em flagrante pelo Serviço de Investigação Criminal (Sic), terça-feira (27), na Chibia, Huíla, quando abatiam burros e cavalos, para a venda da carne no mercado informal.

Detidos supostos vendedores de carne de burro
D.R.

Os suspeitos vendiam carne desses mamíferos misturada com de vaca.

Os suspeitos vendiam carne desses mamíferos misturada com de vaca, certificada pelos serviços de veterinária, relevou à imprensa, hoje, quarta-feira, no Lubango, o porta-voz do Sic na Huíla, Sebastião Vika.

Avançou que as detenções resultaram de acções realizadas pelo Sic e a Polícia Nacional para averiguar locais onde eram realizados os abates de gado bovino, caprino e suíno, sem o cumprimento dos procedimentos legais.

Segundo o responsável, os dois suspeitos usavam matadouros para abater também burros e cavalos, sendo que a carne era comercializada em mercados informais do Lubango, Chibia e Soyo, no Zaire, onde era encomendada.

Em posse dos eventuais infractores, o SIC recuperou dez cabeças de burro e achou restos de ossadas e peles do mesmo animal e de cavalo, que serão apresentadas ao Ministério Público como provas, acrescentando que as autoridades da Chibia destruíram, pelo menos 13, quilogramas desta carne, após tomarem conhecimento de tal prática.

“Estamos diante de uma prática nova na região e tudo aponta que é em função da grande procura da carne bovina por parte de cidadãos provenientes do litoral. Os vendedores têm estado a fazer passar a carne de burro por vaca, ludibriando os compradores”, esclareceu.

Alertou aos consumidores no sentido de evitarem a compra de carne em locais impróprios e, quando o fizerem, em talhos, matadouros ou supermercados, devem verificar a certificação pelos serviços de veterinária.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS