Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado hoje

Angola necessita de 300 mil dadores voluntários de sangue

O secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, admitiu hoje, sexta-feira (14) que o país precisa de, pelo menos, 300 mil dadores voluntários por ano para acudirem à carência diária de sangue nos hospitais, face ao défice actual.

Angola necessita de 300 mil dadores voluntários de sangue
D.R.
Leonardo Inocêncio

Leonardo InocêncioSecretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar

Queremos que cada um dos dadores mobilize mais três dadores para que possamos suprir as necessidades das nossas hemoterapias.

 

Segundo o governante, que falava aos jornalistas, em Luanda, no final do acto oficial alusivo ao Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala hoje, o país continua abaixo das necessidades de sangue a nível das hemoterapias, mas disse existe “empenho para se inverter a situação”.

O nosso país deve ter no mínimo 300 mil dadores voluntários e ainda estamos abaixo dessa meta, mas é um esforço muito grande a ser feito, o empenho do Ministério da Saúde existe no sentido de que as coisas andem no sentido de termos sangue e um sangue seguro”, disse.

Leonardo Inocêncio lamentou igualmente a “incipiente cultura” de doação de sangue no país, sobretudo dos jovens, apelando à mobilização da sociedade.

O governante disse ainda que as acções com vista a mobilizar a sociedade para a mobilização voluntária do sangue contam com o apoio financeiro do Presifdente da República. E com isso, assinalou, “acabarmos com as doações coercivas, que são aquelas que acontecem à porta das instituições quando temos um familiar doente e temos de forçosamente também doar sangue, o que não é ideal”.

“Queremos que cada um dos dadores mobilize mais três dadores para que possamos suprir as necessidades das nossas hemoterapias” alertou.

“Sangue saudável para todos, faça a sua parte dê sangue” foi o lema das celebrações do Dia Mundial do Dador de Sangue, cujo ato central decorreu, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.

Na ocasião, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Hernando Agudelo, exortou os governos a trabalharem juntos na “alocação de recursos adequados com vista a implementação de sistemas e infra-estruturas” que permitam aumentar a colheita de sangue.

Para o representante da OMS, é preciso criar “condições estruturais que assegurem a promoção e motivação de doação de sangue para que Angola tenha suplemento de sangue adequado”.

Em nome da OMS, gostaria de reiterar o nosso compromisso em apoiar o governo e seus parceiros para o desenvolvimento e coordenação do serviço nacional de colheita e transfusão de sangue de forma a garantir à população ao acesso seguro ao sangue”, afirmou.

Durante a cerimónia, o Instituto Nacional de Sangue de Angola homenageou todos os dadores voluntários, particulares e colectivos, com medalhas e diplomas de mérito.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS