Iniciativa de um polícia

Ajuda vai chegar a 300 pessoas

Para ajudar 300 crianças e idosos de Nambuangongo, um oficial da Polícia Nacional juntou amigos para uma recolha de bens diversos. Os habitantes vivem com muitas dificuldades, como a falta de escolas e de hospitais

Ajuda vai chegar a 300 pessoas

Paulo Mirandamentor da iniciativa

As crianças percorrem diariamente mais de 10 quilómetros a pé para irem para a escola e as mulheres grávidas e doentes chegam a percorrer mais de 20 quilómetros para irem às consultas

No Nambuangongo, Bengo, mais de 300 crianças e idosos vivem com dificuldades de acesso à escola e a cuidados de saúde e faltam diversos bens de primeira necessidade. Para procurar incentivar as crianças a frequentar as escolas, Paulo Miranda de Sousa, um oficial da Polícia Nacional e natural de Nambuangongo, juntou perto de 200 amigos que se predispuseram a contribuir com diversos produtos a serem doados, no próximo dia 17. 

O mentor da iniciativa confessa ter ficado comovido com uma cena que presenciou, em que duas crianças lutavam por um bidão. Paulo Miranda de Sousa caracteriza a zona como sendo de “carência extrema”, faltando estradas, escolas, hospitais e outros serviços.

As crianças percorrem diariamente mais de 10 quilómetros a pé para irem para a escola e as mulheres grávidas e doentes chegam a percorrer mais de 20 quilómetros para realizarem consultas, na sede do município, em Caxito, correndo riscos por causa da má visibilidade e condições da estrada. “A comuna possui um único posto médico com insuficiência de especialistas e de meios”, refere o oficial.

Os 200 amigos poderão doar brinquedos, medicamentos, roupa usada e bens não-perecíveis para as crianças e idosos que vivem com “muita carência”. Segundo o promotor, muitas crianças dos seis a 16 anos de idade nunca frequentaram a escola, por isso, pretendem motivá-las e sensibilizar o Governo a construir escolas na comuna.

Os habitantes dedicam-se maioritariamente à agricultura familiar.

 

 

 

 

 

Outros artigos do autor