Provocadas pela covid-19

África ultrapassou as 100 mil mortes

O continente africano ultrapassou as 100 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus enfrentando neste momento um perigoso aumento dos casos e numa altura em que se verifica uma escassez de equipamentos de oxigénio.

África ultrapassou as 100 mil mortes
D.R

Os dados são do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana.

O continente composto por 54 Estados e habitado por 1,3 mil milhões de pessoas está longe de conseguir lotes de vacinas contra a covid-19 enquanto a variante sul-africana do vírus faz temer o aumento do número de contágios.

De acordo com a Associated Press, as autoridades de saúde dos vários países africanos que no ano passado mostraram algum alívio quanto à expansão da pandemia demonstram agora preocupação devido ao aumento do número de óbitos provocados pela doença. 

Comparando com os meses anteriores, em Janeiro as mortes provocadas pelo covid-19 aumentaram 40% em África, de acordo com a responsável da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o continente, Mathsidiso Moeti.

Na semana passada, o responsável disse aos jornalistas que nas últimas quatro semanas tinham morrido mais de 22 mil pessoas da covid-19 em África.  

O aumento do número de óbitos foi um "trágico aviso que indica que os profissionais de saúde e os sistemas dos vários países em África estão - perigosamente - em ruptura" disse a mesma responsável.

África atingiu as 100 mil mortes confirmadas de SARS CoV-2 pouco depois de se ter assinalado um ano sobre o primeiro caso de contágio detectado no continente: no Egipto a 14 de Fevereiro de 2020. 

Por outro lado, os especialistas referem que por todo o continente muitas pessoas têm morrido da doença apesar dos óbitos não constarem das listas oficiais de vítimas mortais. 

A África do Sul é o país mais atingido do continente tendo registado um aumento de 125 mil mortes provocadas "por causas naturais" entre os dias 3 de Maio de 2020 e o passado dia 23 de Janeiro.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS