Para melhoria da qualidade do ensino

Académico defende harmonização do currículo

O reitor da Universidade Privada de Angola (Upra), Carlos Alberto Pinto de Sousa, defende que a harmonização dos currículos no ensino superior pode melhorar a qualidade e a mobilidade de docentes e estudantes.

Académico defende harmonização do currículo
D.R.
Carlos Alberto Pinto de Sousa, reitor da Upra

A harmonização permitirá comparabilidade dos cursos, definição de padrões curriculares semelhantes e estabelecer um padrão comum de formação e desenvolvimento, de modo a melhorar a qualidade de ensino das instituições.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Mescti) pretende harmonizar o plano curricular das instituições de ensino, permitindo a equivalência da formação e a mobilidade de docentes e discentes no país e na região da África Austral.

O processo, que já está em curso, vai fazer com que os cursos da mesma área de conhecimento estejam harmonizados em 70 por cento e 30 por cento servirá para que cada instituição coloque a sua marca ou diferencial de acordo com as suas pretensões.

De acordo com o reitor, "a harmonização permitirá comparabilidade dos cursos, definição de padrões curriculares semelhantes e estabelecer um padrão comum de  formação e desenvolvimento, de modo a melhorar a qualidade de ensino das instituições".

O responsável, que falava à Angop à margem da outorga de diplomas a 339 licenciados em comunicação, saúde, arquitectura e urbanismo, engenharia civil, relações internacionais, turismo e gestão hoteleira, mostrou-se a favor do plano de harmonização, uma vez que, no país, já existe um considerável número de universidades privadas.

O responsável apelou a colaboração e suporte de todas as instituições de ensino superior e dos estudantes para o melhor ajuste e o êxito do referido plano, por ser a educação uma premissa para o desenvolvimento socioeconómico do país.

A Upra, instituição pioneira do ensino superior privado em Angola, foi fundada em 2000 com a denominação de Ispra (Instituto Superior Privado de Angola).

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS