ENSINO SUPERIOR

Universidade de Luanda ministra curso de relações exterior

Os ministérios das Relações Exteriores (Mirex) e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Mescti) assinaram, esta quinta-feira, dois memorandos no quadro da implementação do curso de graduação de relações internacionais na Universidade de Luanda.

 Universidade de Luanda ministra curso de relações exterior
D.R.

 

Os acordos visam a transferência do espólio académico (professores, estudantes e conteúdo curricular) do extinto Instituto Superior de Relações Internacionais do Mirex para o Mescti e a cedência da infra-estrutura académica da Academia Diplomática Venâncio de Moura (salas de aulas, laboratórios e afins) à Universidade de Luanda.

Segundo a ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança, o sector está disposto a trabalhar com os diversos ministérios, sobretudo naqueles em que existe uma especificidade ligada à formação nos diversos níveis quer seja no de graduação ou no pôs graduação.

“É um exemplo de como os ministérios podem cooperar na melhoria do ensino, bem como na investigação científica para que o país tenha cada vez mais uma melhor representatividade a nível global”, disse.

A ministra salientou que estes dois instrumentos jurídicos juntam sinergias para que Angola beneficie internamente de uma melhor qualidade ao nível da formação do capital humano e investigação científica.

Já o ministro das Relações Exteriores, Téte António, se pretende aumentar a produtividade das actividades do sector diplomático.

Téte António disse que será uma ponte importante não só no âmbito da continuidade da esperança dos alunos inscritos como também das futuras gerações.

Para o ministro, este momento tem um significado positivo no que toca à especialização.

"A Academia Diplomática vai vocacionar-se a especialização de quadros do Mirex e de quem vai abraçar o sector diplomático", frisou.

Por sua vez, o director da Academia Diplomática Venâncio de Moura, José Guerreiro Alves Primo, considera ser uma oportunidade de os alunos que frequentarem o curso no Instituto de Relações Internacionais de concluí-lo.

"A Academia Diplomática vai dedicar-se aos cursos de formação, capacitação e especialização dos diplomatas angolanos", finalizou.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS