Ensino Técnico-profissional

Responsável exorta Governo para apoiar com mais estágios

O Governo deve aprimorar os mecanismos de parceria com as empresas a fim de viabilizar os estágios profissionais aos alunos, defendeu a chefe do Gabinete de Inserção na Vida Activa (Giva), Maria de Lurdes.

Responsável exorta Governo para apoiar com mais estágios
D.R.

 

Durante a Mesa Redonda sobre Ensino Técnico-profissional em Angola, a responsável justificou a posição com o facto de um considerado número de empresas ter deixado de receber estagiários, por alegada falta de condições técnicas e materiais.

A título de exemplo, apontou o caso de 748 estudantes finalistas do Instituto Médio Industrial de Luanda (Imil), cujos pedidos de estágio foram condicionados por "falta de condições laborais e de transporte".

O IMIL forma profissionais em petroquímica, química industrial, informática, desenhador projectista, telecomunicações, energia e instalações eléctricas,  máquinas e motores, bem como mecatrónica, que carecem de estágios profissionais.

Para ultrapassar esse constrangimento, Maria de Lurdes considerou necessária uma relação estreita entre o Estado e as empresas para preparar convenientemente os estagiários e evitar que vão para o mercado de trabalho sem qualquer experiência.

Em relação ao Giva, a responsável explicou que presta apoio em diversas áreas e continua a estabelecer contactos para facilitar os estágios, mas, por causa da crise económica, muitas vezes, os pedidos têm respostas "insatisfatórias".

A responsável admitiu que alguns alunos desistem dos estágios, por falta de alimentação, razão por que pediu o apoio das famílias no acompanhamento dos seus educandos.

O Giva é uma área de serviço das escolas criado para apoiar, informar, orientar o aluno no percurso de inserção escolar e/ou profissional e, por conseguinte, a transição da escola para a vida profissional.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS