Projecto Zona Jovem abre 2.ª temporada com duetos musicais e humor

“O mercado cresceu, mas infelizmente perdeu o norte"

A 2.ª temporada do 'Duetos N’avenida' arranca a 23 de Fevereiro com Euclides da Lomba e Gabriel Tchiema, na Casa 70, em Luanda. O director-geral, Figueira Ginga, explica alguns pormenores do concerto.

“O mercado cresceu, mas  infelizmente perdeu o norte"

Figueira Gingadirector-geral do Projecto Zona Jove

Um dos objectivos do projecto é fomentar a união entre os artistas. Como classifica o mercado musical?

O mercado musical em Angola cresceu bastante, mas infelizmente perdeu o norte. Sem normas e regularização, tudo fruto da inexistência de políticas regulatórias e de criação de uma verdadeira indústria cultural. Se, por um lado, estamos bem, por outro, ainda estamos distantes da média excelência.

 

Devia haver mais interacção entre os artistas das três gerações como, por exemplo, Filipe Mukenga, Yola Semedo, Edmazia?

Sim!  Devia haver muito mais interacção, pois a passagem de testemunho não se verifica na perfeição, mas muito se deve à inversão de valores sociais e culturais em que não são dados o devido valor e a vénia àqueles que muito fizeram pela nossa música.

 

De que depende a projecção inter-provincial que se pretende dar para a sua efectivação?

Depende de parcerias empresariais que suportem financeiramente o projecto fora de Luanda. Estamos a trabalhar arduamente para que tal se concretize, pois acreditamos ser o nosso projecto uma mais-valia para o mosaico cultural e musical angolano.

 

Como vai ser o formato interprovincial?

Vamos manter o formato, mas pensamos também, ao longo do desenvolvimento do projecto, apostar em artistas locais, mas, numa primeira fase, será levar o formato original a várias localidades.

Os 15 milhões de kwanzas é equivalente a um 'show' ou é de toda temporada?

O valor é referente a apenas um 'show', no entanto, gostaríamos de não nos focar muito neste esforço incomensurável e mais no que estamos a dar de contributo à cultura e à música angolana. Temos fé de que, a seu tempo, mais empresas irão abraçar o projecto e que o sofrimento passará a felicidade nacional.

 

É possível viver com a venda de bilhetes?

Muito longe disto. Cobre menos de 10 por cento do 'show'. As contas fazem-se mesmo pelas parcerias para patrocínios, pois estamos a falar de identidade de um povo e resgate cultural. Estamos quase a falar numa missão patriótica e de Estado.

 

Quais as maiores dificuldades que tem sentido?

O desafio maior tem sido convencer as empresas a abraçarem o projecto. A luta contínua, porque, como disse, o projecto é uma mais-valia para a nossa cultura e músicos. Os números falam por si. Oito cantores, mais de 70 músicos, mais de 170 colaboradores de empresas de serviço. Este é o volume de responsabilidade que a Zona Jovem teve com os Duetos N'Avenida.

 

O projecto 'Serenatas a Kianda' regressa este ano. Quais os artistas dessa temporada?

O projecto 'Serenatas a Kianda' volta este ano, mas vamos anunciá-lo quando tivermos tudo fechado e pronto para arrancar. O que podemos avançar é que o formato não se limitará à música e manteremos o formato inicial de intercâmbio cultural entre a lusofonia.

 

E o projecto infantil ‘No mundo da Fantasia’?

O projecto infantil é um sonho nosso, numa parceria com uma companhia de teatro do Brasil, para uma camada que tem sido marginalizada com relação a projectos de qualidade, que são as crianças! Lá está mais um que não avança por falta de investimento, portanto, vontade existe e projectos também, apenas precisamos que haja investidores.

 

Edição recheada

Duetos N’avenida é um projecto cultural, baseado na realização de espectáculos musicais. Organizado pela Zona Jovem Produções, 'Duetos N’avenida' realiza a segunda temporada musical e humorística pela primeira vez, que abre com Euclides da Lomba e Gabriel Tchiema a 23 de Fevereiro, e reservam ainda actuações dos músicos Don Kikas e Walter Ananáz, a 29 de Março; Yola Semedo e Pérola, a 27 de Abril; os humoristas Calado Show e Gilmário Vemba, a 25 de Maio; e culmina com Ary e Kyaku Kyadaff, a 29 de Junho.